CÂMARA CELEBRA DIA DA INFANTARIA

por Danilo de Araújo Rodrigues publicado 24/05/2016 00h00, última modificação 24/05/2016 09h58
O Exército Brasileiro (EB) comemora hoje (24) o Dia da Infantaria – arma mais antiga do EB responsável pelo combate a pé nos mais diversos terrenos dos campos de batalha. E Jaboatão, como berço da nacionalidade nascida em Guararapes, também registra a data, através do vereador Sargento Sampaio; ele mesmo um infante que dedicou 25 anos de sua vida à carreira militar no 14º Batalhão de Infantaria (14 BI), localizado no bairro de Socorro.

“É com alegria que lembramos aqui na Câmara o Dia da Infantaria. O Exército, que nasceu em Jaboatão no século 17, mantém uma de suas mais importantes unidades, o 14 BI, em nosso território. Formando soldados combatentes e ao mesmo tempo cidadãos mais conscientes, o Exército tem dado uma grande contribuição para a nossa cidade. Por isso é importante que esta data não passe em branco”, afirmou o parlamentar.

HISTÓRIA - O Dia da Infantaria é comemorado em 24 de maio, data do nascimento do seu patrono o brigadeiro Antônio de Sampaio, que passou por diversos postos no Exército - de alferes a brigadeiro - tendo dedicado toda sua vida a Infantaria e atuando no combate a diversas revoluções e na Guerra da Tríplice Aliança.

Uma curiosidade em relação ao dia 24 de maio é que Sampaio nasceu (1810) e foi ferido de morte em combate nesta mesma data (1866) quando a explosão de uma granada comprometeu-lhe a coxa direita e os outros dois ferimentos à bala atingiram suas costas. Em consequência disto ele faleceu em 06 de julho de 1866.

Sampaio é tido como um homem com pureza de propósitos e sentimento patriótico. Foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro em 1962, por meio de decreto presidencial.