CÂMARA LEMBRA FERIADO DO DA PADROEIRA DO BRASIL E DIA DAS CRIANÇAS

por Danilo de Araújo Rodrigues publicado 11/10/2016 00h00, última modificação 13/10/2016 15h19
No dia 12 de outubro nosso País celebra o feriado pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida – padroeira do Brasil – e também o Dia das Crianças. A data foi lembrada na Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, hoje (11), durante a sessão plenária onde se ressaltou os motivos pela comemoração. “Aproveitamos esta data para pedir à Nossa Senhora suas bênçãos para o Brasil, que atravessa um momento de grande dificuldade”, registrou o vereador Sargento Sampaio.

Devido a importância da Santa Padroeira para os cristão Católicos foi construído um santuário dedicado à sua imagem no estado de São Paulo. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a basílica brasileira como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.

De acordo com a Igreja Católica, no ano de 1717, pescadores lançavam suas redes no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, quando um deles, chamado João Alves, apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, mas sem a cabeça. Após repetir a ação de lançar as redes, a parte que faltava foi recuperada e a pescaria até então sem sucesso passou a ser bem sucedida com o surgimento de centenas de peixes nas redes dos pescadores.

BRINQUEDOS - O Dia das crianças é reconhecido em várias nações ao redor do mundo, mas a data efetiva de comemoração varia de país para país. Foi proclamado pela primeira vez durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em Genebra em 1925, no dia 1º de junho. A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959, e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

No Brasil a data foi criada no ano de 1924, a partir de um projeto de lei do deputado federal Galdino do Valle Filho. Mas foi somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" que a data passou a ser comemorada efetivamente pela sociedade.