CULTURA: UM DEBATE FUNDAMENTAL

por Pedro Tinoco publicado 04/09/2017 16h40, última modificação 05/09/2017 07h48
Um dos aspectos mais relevantes na vida de um povo, tanto do ponto de vista da sua identidade, como também sob a ótica econômica; é a cultura. Este debate fundamental para o futuro da cidade foi travado hoje (04), durante a sessão plenária. Após reconhecerem que há muito a ser feito, os vereadores fizeram uma autocrítica e chegaram à conclusão que o Poder Legislativo precisa apresentar propostas mais efetivas para o setor. Não foi descartada a possibilidade de realização de uma audiência pública para tratar do tema.

Um ponto de consenso na discussão foi que é preciso investir prioritariamente em um trabalho específico para as escolas. O vereador Carlos Alberto destacou a diferença entre “evento” e “cultura” para em seguida lembrar que, no passado, Jaboatão já foi considerada a “maior oficina de trilhos para trens” da América Latina. “É uma história que nós mesmos desconhecemos. Então o trabalho tem que vir da base, da escola”, afirmou.

O vereador Irmão Fabinho anunciou que apresentará um projeto para que Jaboatão promova um evento cultural semelhante ao que acontece em São Paulo, conhecido em todo Brasil como “Virada Cultural”. Já o vereador Daniel Alves ressaltou que os investimentos em cultura também têm rebatimento na saúde, na segurança pública, pois o envolvimento das pessoas com as atividades artísticas proporcionam benefícios que vão além daquele momento em que os eventos estão acontecendo.

O presidente da Casa, vereador Adeíldo da Igreja, finalizou o debate ressaltando a necessidade de uma audiência pública parta aprofundar as discussões e definir metas para melhorar as condições para produção de bens culturais com incentivo do setor público e privado. “Nossos artistas têm que ser uma prioridade de fato na hora em que o Poder Público pensar em qualquer atividade cultural”, afirmou.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados