FALTA DE REMÉDIOS NOS POSTOS DE SAÚDE

por Danilo de Araújo Rodrigues publicado 13/05/2016 00h00, última modificação 18/05/2016 09h01
Os problemas enfrentados pela saúde pública em Jaboatão voltaram com força à pauta de debates da Câmara de Vereadores. As denúncias trazidas pela população e verbalizadas pelos parlamentares na tribuna da Casa dão conta de problemas como a falta de médicos e remédios ou - o que é ainda mais grave - a distribuição de medicamentos vencidos na rede municipal de saúde.

De acordo com o vereador Sebastião Virgílio Vieira até antibióticos fora do prazo de validade estão sendo distribuídos com a população. “Não existe remédio nos postos de Jaboatão. Desde novembro que os hipertensos estão sofrendo sem achar medicamento nos postos. E pior ainda: Não tem nem médico para passar uma receita a fim de que os doentes possam comprar nas farmácias. É um verdadeiro caos”, denunciou.

O vereador Ricardo Cezar Valois disse que visitou três postos de saúde no início da semana e as farmácias só dispunham de insulina e remédio para tratamento de verme. “Para a imprensa a prefeitura diz que os remédios estão guardados porque não há pessoas habilitadas para recebê-los nos postos. Isto é uma mentira. E se os medicamentos estão guardados, esperando perder a validade para serem jogados no lixo é também incompetência. É uma situação vergonhosa”, discursou.

Eurico Moura também foi à tribuna declarar que o governo municipal vive de propaganda. “Só sabe a verdade quem precisa, quem vai no posto e não acha nada. Nem remédio nem atendimento médico. Os postos são pintados e reformados, mas estão vazios por dentro. Não funcionam, como no Alto da Quitandinha. É tudo uma enganação”, afirmou.

O líder do Governo, vereador Belarmino Souza, justificou as dificuldades em algumas unidades de saúde como um problema nacional e não apenas localizado, em Jaboatão. Ele reconheceu que alguns postos estão sem remédios, mas informou que está em curso uma grande licitação para reabastecer as unidades. “É fácil criticar de qualquer maneira. Precisamos entender, entretanto, que a questão da saúde é um problema no Brasil todo e em Jaboatão não é diferente. Mas o governo está trabalhando para minimizar o problema”, prometeu.