JABOATÃO COMEMORA 425 ANOS AMANHÃ

por Pedro Tinoco publicado 03/05/2018 19h21, última modificação 03/05/2018 19h21
Nossa cidade comemora amanhã (04) aniversário de 425 anos, como um dos municípios mais importantes de Pernambuco e do Brasil. Hoje (03), os vereadores lembraram a data de fundação da cidade durante a sessão plenária. Por conta do feriado de amanhã a Casa Vidal de Negreiros só volta a funcionar na segunda-feira (07).

O presidente da Câmara, vereador Adeíldo da Igreja, ressaltou a relevância histórica de Jaboatão para o Brasil ao recordar a famosa Batalha dos Guararapes, quando é registrado o primeiro movimento que unificou as três raças formadoras do povo brasileiro em torno do objetivo comum de expulsar os invasores holandeses.

"Essa semente de bravura germinou até os dias de hoje, quando o povo de Jaboatão luta diariamente para conquistar uma melhor qualidade de vida. E a população conta conosco para atingirmos este objetivo juntos", afirmou.

O vereador Ênio lembrou episódios históricos mais recentes como a eleição do primeiro prefeito ligado a um partido comunista no Brasil e a candidatura do "Bode Cheiroso". "Jaboatão tem uma história muito rica, desde o passado no século 17 até a atualidade", comentou.

ORIGEM - Conta a história que o município foi fundado sob o nome de Jaboatão em 4 de maio de 1593 por Bento Luiz Figueira, o terceiro proprietário do antigo Engenho São João Batista. A cidade é conhecida como "Berço da Pátria", por ter sido palco da Batalha dos Guararapes, travada em dois confrontos, em 1648 e 1649. Nesta batalha, pernambucanos e portugueses expulsaram os invasores holandeses do território. Em 1989, o município passou a chamar-se "Jaboatão dos Guararapes".