JABOATÃO PRECISA DE UM MATADOURO PÚBLICO

por Pedro Tinoco publicado 11/08/2017 15h40, última modificação 12/08/2017 08h46
Aproveitando o momento em que o Parlamento municipal está discutindo e formatando a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018 os vereadores da Casa Vidal de Negreiros debateram hoje (11) a necessidade de implantação de um matadouro público na nossa cidade. Atualmente os criadores de gado de Jaboatão precisam transportar o rebanho até Paulista para realizar o abate, o que tem provocado o surgimento de locais que fazem o serviço clandestinamente.

“Este é um tema de suma importância, pois quem trabalha com gado sabe das dificuldades. Jaboatão precisa de um matadouro bem equipado, adequado para atender as demandas da cidade dentro dos padrões fitossanitários exigidos pelos órgãos de controle da saúde pública”, alertou o vereador Nando Ceres.

Ele lembrou que o nível de exigência da fiscalização é alta e há muita burocracia no controle do comércio de carne bovina. Se por um lado isto é bom, por outro termina criando também um mercado paralelo entre criadores que não conseguem atender as exigências legais. Ceres propôs a realização de uma audiência pública sobre o tema.

“A dificuldade é grande para levar os animais até Paulista. Jaboatão precisa de um espaço para este serviço, com controle e também facilidade para que os produtores estejam trabalhando dentro do que preconiza a legislação. Ninguém quer estar fora da lei”, analisou.

O vereador Daniel Alves reforçou o discurso de que falta um local adequado para o abate, transporte e distribuição da carne. “Meu pai foi açougueiro e sei bem como isto funciona. No final da ponta está o consumidor que precisa ter certeza da procedência e qualidade da carne. Jaboatão deve dar atenção especial a este assunto e acho que no mento em que estamos discutindo o orçamento de 2018 esta necessidade deve entrar na nova lei”, opinou.