LEI VAI AMPLIAR FISCALIZAÇÃO SOBRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

por Pedro Tinoco publicado 03/05/2017 23h11, última modificação 03/05/2017 23h11
O vereador Nando Ceres apresentou um projeto de lei que, caso venha a ser aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Anderson Ferreira, vai ajudar a população a fiscalizar a presença de médicos e outros profissionais de saúde em plantões nos hospitais e outras unidades de saúde da rede municipal. A proposta obriga estes locais a fixar em local visível ao público o nome dos profissionais escalados e os respectivos horários de trabalho.

A lei estabelece também que os profissionais, principalmente plantonistas, devem informar e justificar com pelo menos 48 horas de antecedência a necessidade, quando houver, de faltar ao serviço – com exceção de casos de força maior. O texto deverá ser votado pelos vereadores na sexta-feira (05). Se aprovado o Poder Executivo terá 90 dias para colocar a lei em prática. Além de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, a lei também atinge os dentistas.

A proposta agradou aos usuários dos postos de saúde. “É muito comum a gente ir ao hospital e quando chega lá a conversa é sempre que não tem médico. Eles somem e a gente fica sem atendimento. Mas no fim do mês ele recebe o dinheiro dele. A prefeitura tem que controlar e o povo também. Quem trabalha certinho não vai ter problema”, disse a dona de casa Marta Siqueira, moradora de Cavaleiro.