PROJETO GELADEIRAOTECA LEVA LITERATURA PARA COMUNIDADES

por Danilo de Araújo Rodrigues publicado 13/04/2016 00h00, última modificação 14/04/2016 08h18
Com o objetivo de ampliar as ações culturais no município oferecendo mais uma opção de acesso à literatura o vereador Sargento Sampaio apresentou, durante a sessão plenária de hoje (13), o Projeto de Lei 024/2016, que institui o Programa Geladeiraoteca em áreas públicas de Jaboatão dos Guararapes. Também conhecido como projeto “Geladeira Cultural” a iniciativa já foi premiada por diversas organizações não-governamentais, inclusive do Exterior.

“Tomamos conhecimento do projeto e de como ele foi bem sucedido nas comunidades onde foi implantado. É uma experiência que promove a autoestima, o sentimento de pertencimento, a cidadania e o protagonismo social. São resultados relevantes e de baixo custo. Por isso estamos apresentando a ideia como projeto de lei para que faça parta dos programas permanentes da prefeitura”, afirmou Sampaio.

A Geladeiraoteca nada mais é do que uma carcaça de refrigerador estilizada que é instalada em paradas de ônibus, praças e outros locais de concentração de pessoas, equipada com livros no seu interior. Cada equipamento tem capacidade para receber cerca de 120 livros.

Ainda de acordo com o vereador Sargento Sampaio o público-alvo do projeto são as populações de baixa renda a fim de diminuir a vulnerabilidade, principalmente dos jovens. “O projeto trabalha muito com a valorização dos indivíduos, desenvolvendo na juventude o gosto pela leitura. Cremos que a cultura pode ser uma grande alavanca na transformação da realidade sócio-cultural de nossas comunidades”, explicou.

Sampaio argumenta ainda que para execução do projeto poderão ser firmados convênios entre o Ministério da Cultura e órgãos do Poder Executivo Municipal ou entidades de direito público ou privado – nacionais ou estrangeiras - sem fins lucrativos.