VEREADORES DENUNCIAM DESCASO COM O LIXO RECICLÁVEL

por Danilo de Araújo Rodrigues publicado 04/08/2016 00h00, última modificação 10/08/2016 12h57
A pouca atenção que estaria sendo dada pela Prefeitura na questão da destinação final do lixo reciclável do município foi alvo de críticas dos vereadores durante a sessão plenária realizada hoje (03). Informações que chegaram aos parlamentares indicam que não estaria havendo a separação dos diversos tipos de resíduos, ocasionando prejuízos ambientais e financeiros para a cidade.

“Estamos preocupados porque o que se sabe hoje é que não está havendo uma triagem entre o lixo reciclável e o material orgânico que vai para o aterro sanitário. O plástico, que leva dezenas de anos para se decompor no meio ambiente estaria sendo simplesmente triturado junto a outros resíduos e lançado no aterro sem nenhum tratamento”, afirmou o Primeiro Secretário.

Ele solicitou à Mesa Diretora da Casa que encaminhe pedido de informações para o setor responsável pela coleta do lixo a fim de esclarecer as dúvidas sobre a destinação final do material. O vereador Samoel da Sorveteria alertou para a importância da reciclagem como fonte de renda e reclamou do descaso com o lixo. “É um trabalho que nos dias atuais é gerador de emprego e renda. Esta irresponsabilidade prejudica os humanos e também a natureza. Quando isto acontece é um crime duplo”, reclamou.

O líder do Governo na Câmara, vereador Belarmino Souza também comentou o assunto, reconhecendo que o tema é um dos desafios da sociedade moderna. “É um assunto complexo que merece toda atenção da Prefeitura, apesar do orçamento curto que a municipalidade tem para realizar o serviço”.