AUDIÊNCIA PÚBLICA: PREFEITURA APRESENTA BALANÇOS DO 3º QUADRIMESTRE DE 2020 - SAÚDE E FINANÇAS

por Pedro Tinoco publicado 24/02/2021 18h55, última modificação 25/02/2021 21h10
Com o objetivo de tornar ainda mais transparentes os gastos de recursos públicos com as áreas de Saúde e Finanças, a Prefeitura de Jaboatão apresentou hoje (24), em audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores de Jaboatão, o balanço do 3º quadrimestre de 2020. O destaque foram as ações de combate à Covid-19.

Os representantes da prefeitura informaram que, apesar da queda na receita do município, foram mantidos investimentos no enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus e Jaboatão chegou a ser premiado nacionalmente por conta da forma eficaz como tratou a questão.

A secretária de Saúde Zelma Pessoa informou que o município adquiriu mais de um milhão de peças de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais de saúde que atuaram na linha de frente do combate ao Coronavírus. Foram máscaras, luvas, aventais descartáveis, entre outras.

"E apesar da diminuição da receita, houve caos em que aumentamos os investimentos, como na compra de remédios, que passamos de R$ 2,6 milhões para R$ 3,2 milhões, comparando o mesmo período de 2019 e 2020", informou.

Em relação à Covid-19 em Jaboatão, ela disse que foram registrados, entre setembro e dezembro de 2020, 2.870 casos graves com 1844 pessoas recuperadas e 941 mortes. Outros 10.473 casos leves foram contabilizados, mas o tratamento ocorreu na casa dos pacientes.

"Enfrentamos uma 'segunda onda', a partir de outubro, tendo como principal grupo atingido as pessoas entre 60 e 69 anos. Jaboatão investiu R$ 20 milhões no combate à doença, de uma forma geral", comentou.