AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO QUADRIMESTRE: SAÚDE E FINANÇAS

A Câmara de Vereadores de Jaboatão promoveu hoje (16) audiências públicas do 1º e 2º quadrimestres 2024 das secretarias de Saúde e Fazenda da Prefeitura de Jaboatão. Na ocasião foram apresentados relatórios das duas pastas aos parlamentares e público presentes.

Em relação à Secretaria da Fazenda os principais destaques foram o incremento de R$ 58 milhões (+5,7%) nas receitas próprias, em relação ao mesmo período do ano passado.

O secretário César Barbosa explicou que o orçamento da prefeitura é composto basicamente por 40% de receitas próprias, como ISS e IPTU, e transferências (60%) - ICMS, FPM, IPVA, entre outros.

As despesas principais do período foram R$ 936 milhões com pessoal, R$ 372 milhões - Educação, R$ 293 milhões - Saúde, e R$ 35 milhões - duodécimo.

SAÚDE - A secretária de Saúde Zelma Pessoa informou que foram investidos R$ 400 milhões no período - janeiro a agosto de 2024.

A rede própria de Jaboatão conta com 196 estabelecimentos, como postos de saúde e hospitais. Atualmente 76% dos funcionários são efetivos e a prefeitura está incrementando o quadro com mais 113 convocados em seleção simplificada.

A prefeitura também tem reforçado o quadro com convênios com universidades e instituições de nível técnico a fim de promover estágios na rede.

Ela destacou ainda o aumento em investimentos nos atendimentos da rede básica, saltando de R$ 99 mil para R$ 199 mil, e a totalização de 15 mil atendimentos odontológicos de ação primária.