BLOG DO MAGNO FAZ DEZ ANOS

por Danilo de Araújo Rodrigues publicado 16/03/2016 00h00, última modificação 18/03/2016 08h25
A Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes aprovou moção de aplausos pela passagem dos dez anos do Blog do Magno, site de notícias produzido pelo jornalista Magno Martins. O marco da primeira década de existência da publicação aconteceu no último dia 11. A proposta foi apresentada pelo vereador Sargento Sampaio e contou com o apoio unânime de todos os parlamentares presentes à sessão plenária de hoje (16).

Pioneiro em todo Nordeste, quando este tipo de publicação na internet ainda era muito pouco explorada, o blog do Magno logo ganhou picos de audiência e é hoje uma referência no noticiário político nacional e especialmente em Pernambuco.

A partir de uma experiência de 35 anos no jornalismo político Magno Martins sempre apresenta “furos” jornalísticos que fazem do seu blog um dos mais acessados do Brasil. Magno é pernambucano de Afogados da Ingazeira, formado em Jornalismo pela Unicap, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma Universidade. Começou suas atividades profissionais no Diário de Pernambuco em 1980.

Em 1984, trocou Pernambuco por Brasília, onde trabalhou no Correio Braziliense, Jornal de Brasília, O Globo, Agência O Globo e a Agência Meridional, dos Diários Associados. Também abriu a primeira sucursal de um jornal de Pernambuco no Distrito Federal – o Diário de Pernambuco, jornal que assumiu outras funções, como colunista, secretário de redação e editor-geral.

Mais tarde, em eleição direta, foi eleito presidente do Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. Fundou em 1999 a Agência Nordeste, numa sociedade com o Grupo Folha de Pernambuco, do empresário Eduardo de Queiroz Monteiro. Através da Agência Nordeste, Magno passou a ter uma forte inserção nos jornais da região.

Autor de quatro livros - O Nordeste que deu certo, O Lixo do Poder, A derrota não anunciada e Reféns da Seca - Magno foi, também, secretário de Imprensa do Governo de Pernambuco, em 1991. Ao longo dos últimos anos, Magno participou de grandes coberturas nacionais, entre elas seis eleições presidenciais e a Constituinte.

Magno é, ainda, o blogueiro pioneiro de Pernambuco. Seu blog, com uma média mensal de 1,5 milhão de acessos, foi aberto em abril de 2006 e de lá para cá nunca perdeu a sua liderança, sendo, assim, uma referência nacional, com destaque no Nordeste.

Magno é, também, âncora do programa Frente a Frente, transmitido, hoje, pela Rede Pernambucana de Rádios para mais de 40 emissoras no Nordeste. É ainda comentarista político do programa de Edvaldo Morais, na Rádio Folha 96,7 FM.