BRASIL COMEMORA O DIA DO VEREADOR HOJE (01)

por Pedro Tinoco publicado 01/10/2019 15h51, última modificação 01/10/2019 15h51
Instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984, o Dia do Vereador é comemorado em todo Brasil na data de hoje (01.10). Em nome de todos os representantes da Câmara de Jaboatão, o presidente da Casa emitiu o seguinte comunicado - que ressalta a importância dos parlamentares municipais para a democracia..

"Muitas vezes incompreendido, o vereador é o político mais próximo do povo. Estamos no dia a dia das comunidades, acompanhando os seus dramas, alegrias e também ajudando, sempre que possível, a melhorar a vida das pessoas. Gostaria de registrar o empenho de todos os integrantes da Casa Vidal de Negreiros, que vêm honrando os seus mandatos, cada um à sua maneira, contribuindo para a elevação da qualidade de vida do povo de Jaboatão". afirmou.

O Dia do Vereador foi instituído no dia 1º de outubro porque foi nesta data que o então Imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país.

As primeiras leis que serviram para reger os cargos de vereadores no Brasil foram instituídas na Constituição de 1824, por D. Pedro I, sendo oficializada pela Lei de 1º de outubro de 1828.