CÂMARA PRESTA HOMENAGEM A YANE MARQUES

por Danilo de Araújo Rodrigues publicado 01/08/2016 00h00, última modificação 03/08/2016 09h42
A pentatleta pernambucana Yane Marques foi escolhida, através de votação popular pela internet, para ser a porta-bandeira do Brasil na abertura das Olimpíadas 2016. E como não poderia deixar de ser a Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes – berço da Pátria - parabenizou a representante de Pernambuco nos Jogos Olímpicos, hoje (01), durante a sessão plenária, lembrando a sua trajetória vitoriosa no esporte.

A justa homenagem a Yane - que também ostenta a patente de 3º Sargento do Exército Brasileiro – foi uma iniciativa da Mesa Diretora. “No ano passado ela já havia sido homenageada pela Câmara. Hoje estamos mais uma vez felizes com esta conquista que não é só dela, mas de todo estado de Pernambuco”.
Esta será a segunda vez na história que o Brasil terá uma porta-bandeira mulher. A primeira foi Sandra Pires, do vôlei de praia, em 2000. O atleta da vela Robert Scheidt e o líbero Serginho, da seleção masculina de vôlei, eram os outros candidatos e foram superados por Yane na votação pela internet.
HISTÓRICO - Nascida em Afogados da Ingazeira, Pernambuco, Yane é única atleta da América Latina na história do pentatlo moderno com uma medalha olímpica. Ela conquistou bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e também tem duas medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos e um título de Campeonato Mundial.
Na Rio 2016 ela irá disputar as provas de natação, tiro esportivo, atletismo, esgrima e hipismo. Yane Marques é uma das 145 atletas militares que fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa e integram o Time Brasil durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.