JABOATÃO SE PREPARA PARA RECEBER TECNOLOGIA 5G DE TELEFONIA

por pedro — publicado 22/11/2021 19h15, última modificação 23/11/2021 05h52
A Câmara de Vereadores de Jaboatão aprovou, hoje (22), o projeto de lei 28/2021, de autoria do Poder Executivo municipal, que adéqua a legislação da cidade para receber as novas tecnologias de redes móveis e banda larga de telefonia e internet, especialmente as de quinta geração, popularmente chamada de 5G. A nova lei altera a Lei nº 1.355/2018 que trata da instalação de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações e radiodifusão, homologadas pela ANATEL.

A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. Ela trará ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. A ideia é usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo. De acordo com especialistas, o 5G permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado.

A proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeira, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletrônicos. Os vídeos para aparelhos móveis prometem ser quase instantâneos e sem interrupções por causa da transmissão.

As videochamadas, por sua vez, devem se tornar mais claras e menos irregulares, enquanto aparelhos para exercícios poderão ser usados para monitorar sua saúde em tempo real, notificando os médicos assim que houver qualquer emergência.

"Estamos preparando Jaboatão para o futuro, um futuro que chega cada vez mais rápido, onde não podemos perder um minuto sequer. A Câmara cumpre assim o seu papel de estar sempre atenta às necessidades da cidade e oferece respostas também cada vez mais rápidas, pois Jaboatão não pode parar", disse o presidente da Casa, vereador Adeíldo da Igreja.