JABOATÃO TERÁ SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO

por pedro — publicado 07/12/2021 17h24, última modificação 07/12/2021 17h24
A partir de 2022, a cidade de Jaboatão passará a ter, em seu calendário oficial, uma semana dedicada à realização de campanhas de conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Projeto de lei neste sentido foi apresentado pela vereadora Maria Jacinta. De acordo com ela, o trabalho deverá ser realizado anualmente na semana de 02 e 08 de abril.

"O objetivo de estabelecer a data no calendário oficial da cidade é informar e orientar a população sobre o autismo, a importância do diagnóstico precoce, as formas de tratamento, os serviços de apoio às famílias e o respeito ao cidadão autista", diz o texto do projeto.

Outro aspecto do projeto é estimular a realização de debates, seminários, aulas, palestras, eventos esportivos, cartilhas e outras peças educativas que contribuam para a divulgação do TEA, ajudando a sociedade como um todo a compreender melhor a situação da pessoa afetada e sua família. 

O QUE É - O transtorno do espectro autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípicomanifestações comportamentaisdéficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

Vanessa alves da Silva
Vanessa alves da Silva disse:
08/12/2021 08h28
Meu filho tem dois ano e Tem e se caixa TEA e muito importante esse cuidado com as criança que tem esse diagnostco
Dayse Avany Feitoza Cavalcanti
Dayse Avany Feitoza Cavalcanti disse:
08/12/2021 11h24
Excelente
Amanda Silva Araújo
Amanda Silva Araújo disse:
09/12/2021 21h18
Parabéns
Comentários foram desativados.