LEI COLOCA FIBROMIALGIA NO CENTRO DOS DEBATES EM JABOATÃO

por pedro — publicado 12/05/2022 07h00, última modificação 10/05/2022 16h57
Uma doença que afeta principalmente mulheres e que a população ainda precisa conhecer. Estamos falando da fibromialgia, que a partir da aprovação da lei 02/2019, de autoria do presidente da Câmara, vereador Adeildo da Igreja, instituiu o dia 12 de maio como o Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, integrando o calendário oficial do município. O objetivo da lei é fazer com que instituições ligadas à área de saúde possam debater o tema com a população.

Os eventos deveriam ter ocorrido pela primeira vez no ano seguinte à aprovação da lei (2020), mas por conta da pandemia do Novo Coronavírus, só agora em 2022 a programação poderá ser efetuada pela primeira vez. "Foi uma grande vitória a aprovação da lei, pois o tema ainda é tabu entre a população e as pessoas que têm  a doença também precisam enfrentar o preconceito da sociedade", comentou o vereador Adeíldo da Igreja.

A DOENÇA - Mas o que é a fibromialgia? Trata-se de uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. 

De cada 10 pacientes com a doença, de sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

Maria Aparecida de Oliveira Ataíde
Maria Aparecida de Oliveira Ataíde disse:
21/12/2022 15h08
Gostaria de receber informações sobre a carteira de assessibilidade para pessoas com fibromialgia em Jaboatão dos Guararapes... Onde faze-la
Fernando José da Silva Alexandre
Fernando José da Silva Alexandre disse:
20/01/2023 13h05
Eu so portador de fibromialgia e estou precisando do cartão de prioridade fibromialgia porque na verdade ipojuca não esta fazendo
Paula Almeida
Paula Almeida disse:
14/02/2023 14h59
Interessante a iniciativa do município na representação do vereador, porém gostaria de questionar o que Jaboatão tem feito para regular e fiscalizar o cumprimento da Lei Estadual 16690 que dá acesso prioritário e entende o portador de fibromialgia como deficiente, inclusive assegurando todos os direitos iguais a estes e aos idosos! Aguardo retorno.
Betânia Ribeiro da Silva
Betânia Ribeiro da Silva disse:
28/04/2023 16h57
Onde posso fazer a carteirinha de fibromialgia em Jaboatão dos Guararapes sou de candeias sofro muito tenho 61 anos e a 10 anos sinto dores crônica tenho laudo clínico que tenho fibromialgia sofro também com preconceito de muitas pessoas obrigada a todos vocês que lutam por nos
Cláudia Jaqueline Gomes Da Conceição Nascimento
Cláudia Jaqueline Gomes Da Conceição Nascimento disse:
28/07/2023 16h27
Necessito solicitar o cartão de fibromialgia, onde em Jaboatão dos Guararapes é possível? Tenho laudos e vivo em dor e depressão e TAG, me ajudem
Maria das Graças R.da Silva
Maria das Graças R.da Silva disse:
16/01/2024 20h30
Boa noite!
Infelizmente, fui acometida por esta síndrome desde da minha infância, entretanto, o diagnóstico veio em 2008 depois de passar por diversos médicos, entretanto o preconceito e as dores diárias que sofro yemos com lidar com a falta de apoio da área da saúde, onde temos que esperar 1 ano ou mais na fila de espera para sermos encaminhadas para um clínico e depois um reumatologista é um absurdo a falta de infraestrutura do município de Jaboatão dos Guararapes.
Por gentileza, tomem um atitude a respeito desta situação em que muitas mulheres estão neste exato momento, apenas precisando de um gesto ou um olhar mais humanizado das pessoas com capacidade de solucionar.
Comentários foram desativados.