SESSÕES REINICIAM EM SISTEMA DE RODÍZIO PARA EVITAR COVID-19

por pedro — publicado 05/04/2021 16h24, última modificação 05/04/2021 16h24
Com o objetivo de diminuir as possibilidades de proliferação da Covid-19, a Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes adotou um sistema de rodízio entre os 27 parlamentares com escalas de 50% deles em cada sessão ordinária. O primeiro dia da experiência foi hoje (05), na reabertura dos trabalhos legislativos do mês de abril.

De acordo com o presidente da Casa Vidal de Negreiros, vereador Adeíldo da Igreja, a escala planejada pela Câmara vai permitir que o parlamento funcione sem prejuízos para a apreciação e votação dos projetos, ao mesmo tempo em que ajuda a proteger os vereadores e funcionários que estarão atuando de modo presencial.

"Entramos em entendimento com os vereadores e chegamos a esta solução, com metade participando em um dia e a outra metade no outro. Foi a forma que encontramos para diminuir os riscos, com um esquema parecido com o que tem sido feito nas escolas, igrejas e outros locais de reunião", explicou.

Por enquanto, o acesso ao público permanece proibido, também como forma de evitar as aglomerações. "Esperamos que muito em breve a gente esteja trabalhando dentro da normalidade, com a população presente em nosso auditório, acompanhando e contribuindo com as sessão. Acredito que logo estaremos todos livres desta pandemia", finalizou.

Ítalo Henrique
Ítalo Henrique disse:
06/04/2021 09h43
Esta casa legislativa pode adotar a transmissão das sessões de forma remota, através do uso do canal do Youtube por exemplo, permitindo assim que todos os munícipes possam acompanhar de maneira transparente as sessões plenárias.

Inclusive existem softwares gratuitos que podem ser utilizados para este fim (Ex.: Jitsi...). Todos os vereadores podem participar ao mesmo tempo sem a necessidade de rodízio, pois a transmissão poderá ser realizada de cada gabinete, assim não haverá aglomerações.

Desde já agradeço a atenção e aguardamos mais ações de modo a deixar esta casa de leis mais moderna e transparente.

A população Jaboatonense precisa acompanhar as sessões plenárias. Esta forma de comunicação já é adotada por muitas câmaras municipais do nosso estado.
Comentários foram desativados.