JABOATÃO AMPLIA PROTEÇÃO AOS IDOSOS

por Pedro Tinoco publicado 11/10/2019 17h45, última modificação 14/10/2019 06h54
Com o aumento da longevidade no Brasil e no resto do Mundo a população da chamada 3ª Idade cresce e desafia a sociedade a proteger este grupo de pessoas, que diante das limitações físicas e psicológicas passa a depender cada vez mais dos parentes das gerações mais novas. Jaboatão dá um passo adiante neste sentido ao sancionar a lei 1423/19 que cria o Dia Municipal de Contra Violência à Pessoa Idosa, a ser comemorado no dia 11 de outubro.

A proposta é de autoria do vereador Pastor Joselito, que foi à tribuna da Câmara na manhã de hoje (11) para informar aos jaboatonenses da entrada em vigor da nova legislação. “A finalidade da lei é ampliar o debate sobre o tema. Precisamos nos conscientizar, pois este é um processo mundial. A longevidade é uma conquista social, mas precisamos nos preparar para ela”, afirmou.

Ele destacou ainda a finalidade da lei em ampliar a atenção às necessidades dos idosos e combater a violência através de políticas públicas que criem opções de lazer e proteção ao idoso.

“O pacto de silêncio deve ser rompido e os crimes contra o idoso denunciados. As violências psicológica, econômica, sexual e institucional precisam ser combatidas. A lei vem como mais um instrumento que chamará a atenção dos órgãos públicos e da sociedade”, disse.