Requerimento de acesso à Informação

por Benilda Angelina última modificação 06/09/2023 13h17

Exmº Sr. Presidente Vereador da Câmara Municipal de Vereadores da Cidade de Jaboatão dos Guararapes, Estado de Pernambuco. VICTOR GOMES PRADINES, brasileiro, casado, promotor de trade marketing, inscrito no RG sob nº 8.145.009 - SDS/PE e no CPF sob nº 104.791.964-86, residente e domiciliado na Rua Sucupira do Norte, nº300, apto n°101, bairro Piedade, na cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE), com CEP n° 54.410- 359, por seu advogado infra-assinado e LUCAS XAVIER BEZERRA DOS SANTOS, brasileiro, casado, advogado inscrito na OAB/PE sob nº 58.645, inscrito no CPF nº 167.671.744-61, residente e domiciliado na Rua Maria Anunciada Cadengue do Amaral, nº115, Dom Helder Câmara, Garanhuns (PE), CEP nº 55.294-811, viemos, por meio deste, exercer nosso direito de petição, conforme preconizado pelo Artigo 5º, Inciso XXXIV, alínea “a” da Constituição Federal de 1988, e amparados pela Lei nº 15.527/11, para REQUERER ACESSO ÀS INFORMAÇÕES referentes aos comprovantes de despesas da Câmara Municipal de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes. O mencionado direito assegura a todo cidadão o poder de obter informações públicas junto aos órgãos e entidades governamentais, de forma a garantir a transparência, a prestação de contas e a participação da sociedade na fiscalização da administração pública. Com base no Artigo 8º, §1º, inciso III da Lei de Acesso à Informação, temos o direito de solicitar informações que não estejam disponíveis de forma transparente e acessível no portal oficial da Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes. Ao acessar o portal, é possível verificar que existe a informação do que foi gasto, no entanto, não foram juntados comprovantes de pagamento, recibos, ou notas fiscais das despesas dos parlamentares desta casa, motivo pelo qual se faz necessário o presente requerimento. Ademais, causa estranheza verificar que, no ano de 2023, a única despesa que consta no portal é de folhas de pagamento, conforme documento de print em anexo. Dessa forma, solicito que sejam fornecidas as seguintes informações: 1. Relatório detalhado das despesas da Câmara Municipal de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, com os respectivos comprovantes de despesas como notas fiscais e recibos de pagamento, referente ao período do início desta legislatura até a presente data de protocolo (Jan/2020 - Ago/2023). 2. Tendo em vista que os referidos registros de despesas não estão disponíveis para consulta pública no portal oficial da Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, solicito que as informações sejam disponibilizadas em formato eletrônico, preferencialmente por arquivo de PDF, devendo ser enviadas no e-mail mblpernambucano@gmail.com, nos termos da Lei de Acesso à Informação. 3. Não sendo o caso de omissão no portal de transparência, solicitamos que comuniquem o modo e o local para se realizar a consulta ou obter certidões, de forma detalhada, em conformidade com o Art.11, §1º, inciso I da LAI; 4. Caso ainda assim não seja possível enviar ou indicar o local de acesso às informações pleiteadas, passa a requerer então que seja fornecida uma justificativa formal e detalhada, em conformidade com o Art. 11, §1º, inciso II da LAI. De acordo com a Lei de Acesso à Informação, a resposta ao presente requerimento deve ocorrer no prazo máximo de 20 (vinte) dias, contados a partir do recebimento desta solicitação, conforme Art. 11, §1º. Caso não seja possível atender ao pedido dentro desse prazo, poderá haver a prorrogação por mais 10 dias, conforme Art. 11, §2º, mediante justificativa expressa, da qual deveremos ser cientificados no e-mail indicado. Reforçamos a importância das informações solicitadas para a transparência, accountability e o exercício do controle social, essenciais em um Estado Democrático de Direito. Cumpre salientar que a negativa injustificada de acesso às informações pleiteadas, ou a omissão na resposta, configuram violação ao direito de acesso à informação, passível de recurso e demais medidas cabíveis previstas em lei. Desde já, agradeço a atenção e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários. Atenciosamente, LUCAS X. B. DOS SANTOS OAB/PE nº 58.645

: 06/08/2023 14h23
: Pedido de Acesso à Informação
: Assessoria Legislativa e Jurídica
: 20230806142306
: Tramitando

Respostas

1

: Benilda
: 24/08/2023 12h55
: Tramitando

Prezado Cidadão,

Estamos analisando vossa demanda, a qual devido a complexidade para atendimento e volume de informações, seja por meio físico ou eletrônico, vimos informar que estamos prorrogando o prazo para resposta por mais 10 dias, conforme previsto no art. 11, § 2º, da LAI.

Cordialmente,

Ouvidoria.

2

: marciohmaciel
: 06/09/2023 13h17
: Tramitando

Prezado Cidadão,

Fizemos uma análise do portal da transparência e detectamos que as informações requeridas estão disponíveis no Portal da Transparência da Câmara, sendo observado que as despesas do órgão estão divididas em antes de 2023 e após 2023 devido a implantação do SIAFIC (Sistema de Integrado de Administração Financeira e Contábil) do Município do Jaboatão dos Guararapes.

Porém, em sua solicitação constam 4 questões que tentaremos atendê-lo da melhor forma possível, conforme abaixo:

1-Relatório Detalhado das despesas da Câmara, esse relatório está disponível para acesso público até o nível de elemento de despesa. A disponibilização mais detalhada dessas despesas fica prejudicada, devido a proteção de dados sensíveis de pessoas físicas que constam em alguns documentos, bem como, na limitação da amplitude de sua solicitação, pois abrange um período longo (2020-2023) e grande quantidade de documentos.

2-Como as informações estão disponíveis no Portal da Transparência, indicamos a V.S. que, em caso da manutenção de sua dificuldade de acesso, podemos recebê-lo de forma presencial para demonstrar como obter o acesso as mesmas no referido portal, bastando agendar conosco previamente.

3-os locais onde as informações estão disponíveis são:
para despesas até 2022: http://vardnn0153.locaweb.com.br/Transparencia/
para despesas a partir de 2023: https://portaldatransparencia.jaboatao.pe.gov.br/despesas/
Lembrando que a divisão decorre da implantação do SIAFIC e usuário deverá definir o tipo de relatório que deseja no portal (siga as instruções).

4-As informações disponíveis até o nível de elemento de despesa já explicadas anteriormente.
Ressalto, que sua solicitação abrange um período longo (2020-2023) e com um volume muito grande de documentos e informações, o qual causará uma interferência no funcionamento do Poder Legislativo diante do grande volume, além dos documentos que envolvam informações restritas, motivos pelos quais inviabiliza parcialmente o atendimento de vossa demanda.

Oportunamente, informo que os documentos são apresentados aos órgãos de controle externo, os quais, apresentam relatório de verificação e conformidade das demonstrações contábeis, através da utilização de auditoria eletrônica (SAGRES). Portanto, as informações apresentadas no Portal da Transparência são fidedignas das movimentações orçamentárias e financeiras.

Ficamos a vossa disposição para dirimir quaisquer dúvidas ou novos questionamentos.

Cordialmente,

Ouvidoria e Controle.

Lista de arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

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