POPULAÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO SERÁ CONTROLADA

por Pedro Tinoco publicado 07/06/2017 18h09, última modificação 07/06/2017 18h09
A falta de controle do crescimento da população de cães e gatos – principalmente daqueles que vivem nas ruas - pode provocar uma série de problemas para a saúde de humanos e dos próprios animais. Preocupados com esta situação os vereadores aprovaram hoje (07) projeto de lei que cria o Serviço Público Municipal de Controle de Cães e Gatos. O programa atenderá especialmente às populações de baixa renda e deverá ter um veículo para realização de cirurgias de castração e outros atendimentos, chamado de Castramóvel.

A proposta é autoria do vereador Tadeu Santiago, que também é médico veterinário. Durante a leitura dos pareceres das comissões técnicas alguns vereadores foram à tribuna falar sobre o projeto. “O vereador Tadeu merece os nossos cumprimentos pela iniciativa. Lembro, porém, que em 2015, esta Casa solicitou a criação de um hospital veterinário, pois já sentíamos a necessidade de tratar a questão dos animais como um problema de saúde pública”, comentou.

No projeto o vereador Tadeu informou que a meta inicial do programa é atender 100 animais por semana. A definição das áreas prioritárias no atendimento se dará a partir de um censo que identifique onde se concentra a maior população de cães e gatos de Jaboatão. Também serão considerados fatores como a renda da população a ser beneficiada, que deve ser de até três salários mínimos.