PREFEITURA APRESENTA BALANÇO DO 1º QUADRIMESTRE 2021 EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

por Pedro Tinoco publicado 31/05/2021 17h48, última modificação 31/05/2021 17h48
Representantes das secretarias de Saúde e Finanças da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes compareceram à Câmara Municipal, na manhã de hoje (31), a fim de apresentar o balanço do quadrimestre 2021 nas áreas da Saúde e Finanças. O destaque da audiência pública foram as ações de enfrentamento à pandemia Covid-19.

Coube à secretária Zelma Pessoa informar aos parlamentares os dados da doença em Jaboatão. De acordo com ela, o bairro de Candeias foi a localidade com maior número de vítimas da  Covid na cidade, no período entre janeiro e abril deste ano, quando foram registrados um total de 36 mortes.

Apesar dos aspectos negativos da  pandemia, ela ressaltou que a cidade já aplicou mais de 174 mil doses da vacina por meio de nove pontos de vacinação, além do atendimento domiciliar. Zelma informou que a estrutura de pessoal da Secretaria de Saúde conta com 2.434 funcionários efetivos, 350 contratados e 125 comissionados.

"Enfrentamos este período com muita dedicação e esforço de toda equipe. Foram seis mil internações e um grande número de pessoas recuperadas", comentou, logo após informar que Jaboatão mantém 50 leitos de UTI para atendimento às vítimas da Covid-19.

FINANÇAS - O secretário da Fazenda, César Barbosa destacou o processo de recuperação da arrecadação, quando em comparação com o mesmo período do ano de 2020. "Estamos colhendo alguns resultados positivos. À medida em que avançamos no controle da pandemia, a economia cresce. Acreditamos que até o final do ano teremos uma situação bem melhor", avaliou.

Barbosa ressaltou a parceria com a Câmara de Vereadores para ajudar no processo de melhoria das finanças, que vem acontecendo graças a projetos como o REFIS Jaboatão, aprovado pelos vereadores e que vem permitindo aos cidadãos pagar tributos atrasados com descontos.

"Isso tem provocado um incremento na arrecadação. Hoje podemos parcelar o ITBI em até 10 vezes. Sem o apoio dos vereadores isto não seria possível", comentou. Ele informou que atualmente o principal tributo municipal é o ISS, seguido pelo IPTU. Gastos com pessoal, nos últimos 12 meses somaram R$ 646 milhões ou 47% da receita, permanecendo dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.