SAÚDE MENTAL É DEBATIDA EM PALESTRA NA CÂMARA

"Falar é a melhor solução." Essa simples afirmação carrega uma verdade que pode salvar vidas, mas, por si só, não é suficiente. No mês passado, em alusão ao Setembro Amarelo, a Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes promoveu um encontro para destacar também a importância de "ouvir" na prevenção ao suicídio. O evento reuniu os agentes públicos da Casa Vidal de Negreiros para uma palestra ministrada pelo psicólogo clínico Carlos Mendes.
SAÚDE MENTAL É DEBATIDA EM PALESTRA NA CÂMARA

Palestra com o psicólogo clínico Carlos Mendes

"Pedir ajuda é um passo importante para encontrar novas formas de lidar com o sofrimento. Mas ouvir, com atenção e sem julgamentos, a dor do outro é um papel que todos devemos assumir. As pessoas precisam saber que não estão sozinhas", afirmou.

O suicídio é um problema de saúde pública no Brasil, sendo a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No país, em média, 32 brasileiros tiram a própria vida diariamente. Em um ranking mundial, o Brasil ocupa a oitava posição entre os países com maior número de suicídios, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses números reforçam a importância de campanhas como o Setembro Amarelo.

O encontro foi dividido em duas partes: uma exposição inicial do palestrante e um momento de perguntas, onde os funcionários da Casa Vidal de Negreiros puderam compartilhar experiências e esclarecer dúvidas. "O ambiente de trabalho pode ser um espaço de apoio, mas também pode gerar dificuldades que agravam o sofrimento de quem enfrenta crises", ressaltou Carlos Mendes. Ele destacou a importância de criar ambientes mais abertos e acolhedores, que incentivem a busca por ajuda e a expressão dos sentimentos, especialmente no contexto de trabalho.

Mendes também desmistificou preconceitos sobre o suicídio, abordando mitos que precisam ser desconstruídos. "O suicídio não acontece sem aviso", afirmou. "É um equívoco pensar que quem fala sobre isso busca apenas chamar a atenção. Toda manifestação deve ser levada a sério e acolhida sem julgamentos", explicou.

Após a apresentação, os agentes públicos puderam discutir formas de identificar e apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade. O evento também contou com um momento de confraternização, incluindo coffee break e sorteio de brindes.

Se você ou alguém que conhece enfrenta dificuldades relacionadas à saúde mental, é essencial buscar apoio especializado. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e unidades básicas de saúde. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também está disponível 24 horas por dia pelo telefone 188, oferecendo apoio emocional gratuito e confidencial, além de outros canais como chat, e-mail e Skype.